'

15 de out. de 2013

O presidente da Embratur, Flávio Dino, afirmou durante evento realizado em São Paulo que o instituto trabalha pela diminuição das tarifas das passagens aéreas no Brasil. Para solucionar o problema que afeta o turismo brasileiro, Dino apontou como uma das soluções o aumento da competitividade no setor através da políticas de “céus abertos” na América Latina. A iniciativa de Dino foi defendida por deputados e representantes do Ministério do Turismo presentes no evento.

A abertura do 26º Cihat (Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo), em São Paulo, nesta segunda (14), foi marcada pelo debate sobre competitividade no turismo. A política de “céus abertos” discutida durante o evento consiste na abertura do mercado para empresas aéreas da América Latina que queiram fazer viagens dentro do Brasil, aumentando a competitividade.

Flávio Dino destacou que, para cumprir essa missão, o setor tem de oferecer preços competitivos. “Não podemos supor que a invisível lei da oferta e da procura possa, sozinha, reger o mercado turístico, pois elevaremos os preços, e não só os aviões, à estratosfera”, afirmou, referindo às tarifas aéreas. “A cobrança arbitrária de preços abusivos é condenada pela legislação brasileira”, afirmou.

Dino afirmou que o ingresso de turistas irá aumentar nos próximos anos, com os grandes eventos internacionais. Mas é necessário pensar na sustentabilidade do setor. “Acabados os megaeventos, o principal saldo que teremos é de imagem. Se algumas empresas do setor cobrarem preços abusivos, isso pesará negativamente na avaliação final dos estrangeiros e, portanto, em seu desejo de retorno”.

Presente ao evento, o deputado Arnaldo Faria de Sá apoiou a proposta da Embratur de uma política de Céus Abertos. “Temos de abrir rotas que hoje estão na mão só de TAM/Lan e Delta/Gol. O turismo não pode ficar na mão só dessas duas empresas”, afirmou.

“A competição de empresas estrangeiras em diversas áreas, como a hotelaria, é saudável para a economia do turismo”, defendeu o secretário de Políticas Nacionais do Ministério do Turismo, Vinícius Lummertz.

A solenidade foi aberta pelo presidente da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), Nelson de Abreu Pinto. Responsável pela organização do evento, Abreu Pinto falou da importância do turismo em incentivar o desenvolvimento social e econômico no país. “Por isso, precisamos de um turismo para todos”, afirmou.

A abertura do encontro contou ainda com a presença do senador Antonio Carlos Valadares, presidente da Comissão de Turismo e da prefeita em exercício Nádia Campeão.

0 comentários :

Design de NewWpThemes