'

6 de set. de 2014

                           
A Praça Maria Aragão recebeu nesta sexta-feira (5) o primeiro dia da programação oficial da Prefeitura de São Luís pelo aniversário de 402 anos da cidade. O lançamento da programação foi realizado com o show “Vibrações Positivas”, que reuniu cantores de reggae com destaque nacional e regional.  Entre as estrelas do show estiveram nomes como Levi James, Luiz Guerreiro, Celso Reis e as bandas Capital Roots e Filhos de Jah.

“Uma das identidades de São Luís é o reggae, e o dia 5 é o Dia Municipal do Regueiro, o qual aproveitamos para integrar as comemorações pelo aniversário da cidade. O evento é importante porque ele contribui para que o movimento se renove e se destaque ainda mais em nossa identidade. Aqui temos presentes todas as nuances do ritmo”, apontou o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves.

A equipe Star Disco abriu a noite de shows com sequência de discotecagem. Em seguida, foi a vez da turma do projeto Garotinhos Beleza, do bairro da Liberdade, subir ao palco e mostrar, ao som da radiola, que a nova geração do reggae maranhense tem ritmo, com coreografias bem elaboradas.

Já a banda Raiz Tribal subiu ao palco e cantou canções com letras poéticas e de reflexão sobre as lutas do dia a dia do regueiro. Eles contagiaram a todos ao improvisar para o ritmo jamaicano o sotaque de matraca do Bumba-meu-boi. O DJ Ademar Danilo também agitou a noite, com discotecagem que resgatou canções famosas nos anos 90, como o melô do Caranguejo e o sucesso Three Little Birds, de Bob Marley.

“Estou morando fora de São Luís e lá fora tenho muita saudade desse festão tão bonito que o reggae. Hoje, trouxe minha filha para que desde pequena ela conheça e ame o reggae assim como eu e meu marido amamos”, contou a decoradora Josy Amado, que veio visitar a cidade no feriado e aproveitou para comemorar o Dia do Regueiro.

Durante os shows, o radialista e DJ Tony Tavares (in memoriam), foi homenageado com uma comenda pelo trabalho em favor da cultura do reggae. A mãe do radialista, Joana Tavares e a irmã, Telma Tavares, receberam a comenda. “Agradeço em nome da família Tavares a homenagem e o carinho para com meu irmão. Certamente ele estaria muito satisfeito com esse momento”, agradeceu Telma Tavares. Além de Tony Tavares, o outro homenageado da noite foi o líder da banda Tribo de Jah, Fauzy Beydoun, pela importância do conjunto de sua obra para o movimento regueiro.

Para Samuel Andrade, promotor de vendas, a festa é um momento de valorização da cultura do reggae. “Essa é uma data muito importante para o fortalecimento e desmistificação da cultura do reggae como algo que está à margem, uma festa bagunçada. Não é nada disso. Somos amor, paz, que é o que a filosofia do reggae ensina”, disse Samuel.

Também subiram ao palco as bandas Amsterdã, Guetto, o cantor Frank Miller, o Grupo de dança Saint Louis, a banda Filhos de Jah, o Grupo de dança GDAM, Celso Reis, Luiz Carlos Guerreiro, Levy James, o DJ Santa Cruz, a Banda Capital Roots, e o encerramento ficou com as radiolas Equipe FM do Clubão e FM Natty Nayfson.

 
BARRACAS

0 comentários :

Design de NewWpThemes