'

4 de set. de 2014

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), realizou nesta quinta-feira (4) mais uma etapa do projeto “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”. O trabalho desta quinta consistiu em uma capacitação direcionada a coordenadores de escolas municipais para identificação e combate a casos de trabalho infantil. A formação foi ministrada no auditório da Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem), no Renascença I.

A ação foi realizada em articulação com a Secretaria de Educação (Semed) e segue as diretrizes da administração do prefeito Edivaldo de garantia integral dos direitos de crianças e adolescentes. “Quem está na escola consegue identificar os casos, mas, geralmente, não sabe como proceder. Esse momento de sensibilização o ajudará não só a identificar, mas a dar o encaminhamento necessário e correto para diálogo com a criança e sua família”, explicou a psicóloga e facilitadora da capacitação pela Eggem, Margareth de Jesus.

A coordenadora da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Alberto Pinheiro, Ângela Everton, comentou a importância da capacitação tanto para os gestores quanto para professores das unidades escolares. “Vamos levar esse conteúdo também para formação continuada com os professores, para que todos estejam aptos a lidar com esse problema”, informou.

De acordo com a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da Semcas, Nazareth Maluf, outras ações serão realizadas com professores e alunos, como oficinas didáticas em 33 escolas municipais. A intenção é atingir cerca de 300 alunos da rede pública de ensino. O material das oficinas, como desenhos, pinturas, poemas cartas, integrarão uma exposição, no final do mês de novembro.

Além de identificar casos de trabalho infantil, o projeto “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil” também vai mapear as crianças que ainda não são assistidas pelos programas governamentais da área da assistência social.




0 comentários :

Design de NewWpThemes