'

13 de abr. de 2015

Passados os primeiros 100 dias do governo Flávio Dino, lideranças políticas e de movimentos sociais comentam a excelente avaliação popular do governador em pesquisa de opinião pública e afirmam que a expectativa positiva em relação à mudança continua desde a campanha eleitoral.

O desempenho do governador Flávio Dino ganha ainda mais relevo em face da conjuntura nacional empurrar a maioria dos governos e da classe política brasileira para o rol dos mal avaliados pela população.

Para o membro da Direção Estadual do MST no Maranhão, Jonas Borges, a aceitação ampla da maioria da população do Estado ao governador Flávio Dino é fruto de um projeto concreto de mudança. “A expectativa positiva permanece. As demandas reprimidas há décadas foram apresentadas ao governador, que assumiu compromissos com a política agrária no estado”, avalia.

Já em relação aos movimentos sociais, o militante do MST afirma que o governador tem o voto de confiança dos movimentos sociais nesse importante momento de construção de políticas públicas para qualidade de vida dos trabalhadores rurais.

Segundo a pesquisa divulgada pelo Instituto Exata, na última sexta-feira (10), 72% da população maranhense aprovam o governo Flávio Dino contra apenas 21% que não aprovam a atual gestão e 7% que não sabem ou não responderam.

Classe política

Na avaliação do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), o reconhecimento do bom desempenho do governador se dá pelas medidas destinadas a fiscalização dos recursos públicos e a garantia do acesso da população à informação sobre todas as despesas feitas pelo Estado, além das ações de governo pelos mais pobres.

“A marca principal desse governo, que justifica tamanha aprovação popular, é a opção pelos mais pobres, como exemplo, o programa Mais IDH que atende os 30 municípios com mais carência no estado, e o CNH Jovem, além da forma transparente como o governo proíbe, pune e previne casos de corrupção na administração pública”, analisa Othelino.

Já o deputado Marco Aurélio (PCdoB) destaca a superação do novo governo em relação à dificuldade que teve em receber as informações necessárias para o início do trabalho durante o período de transição administrativa. “O governador chamou a responsabilidade para si, apesar das dívidas públicas deixadas pela gestão passada”, disse.

O deputado também destacou ações do governador no interior do estado, valorizando inclusive Imperatriz, a segunda cidade mais populosa do Maranhão. “A cidade recebeu investimentos nos primeiros dias de governo e viu serem resolvidos problemas antigos”, comentou.

A pesquisa, realizada em todas as regiões do estado que entrevistou 1.400 pessoas, entre os dias 2 e 8 de abril, mostrou também que o desempenho pessoal do governador supera em quatro pontos percentuais (76%) o índice de aprovação do governo. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

0 comentários :

Design de NewWpThemes