'

13 de ago. de 2013

A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), em parceria com a Secretaria de Segurança Alimentar (Semsa), deu início nesta terça-feira (13), no matadouro J.C. (BR-135, Maracanã), ao programa permanente de palestras informativas aos operários que trabalham na linha de abate de animais bovinos.

O projeto, que tem a duração inicial de quatro anos, contará, a cada dois meses, com ações educativas nas áreas de boas práticas sanitárias, doenças ocupacionais, zoonoses, entre outros temas considerados importantes para manter a sanidade da carne bovina própria para o consumo humano. O objetivo da Semapa é colocar à disposição do consumidor final, nas feiras e mercados da rede pública da capital, um produto sadio e livre de contaminações.

O secretário da Semapa, Marcelo Coelho, acredita que a educação é a melhor forma de conscientizar os operários dos matadouros industriais. “É importante manter a atuação dentro de padrões higiênico-sanitários considerados pelos técnicos, de excelência. Assim, lucra o operário, que racionaliza seu trabalho de acordo com as técnicas aprendidas, e ganha o consumidor, que evita doenças e a contaminação por ingestão de alimentos de  origem animal”, disse.

Para a secretária da Semsa Fatima Ribeiro, a parceria é importante para qualificar, informar e garantir que estes profissionais atuem em acordo com as normas de higiene sanitária. “Esse trabalho conjunto também atende a uma reivindicação antiga dos produtores para o abate de seus produtos de forma segura e mantendo a higiene”, destacou.

Antes desta ação, a equipe de nutricionistas da Semsa participou de vistoria a estes locais. Nesta etapa será realizado o treinamento em Boas Práticas de Manipulação de Alimento (BPMA). O programa de boas práticas sanitárias nos matadouros da capital terá continuidade nesta quarta-feira (14), no matadouro DA Vital, e quinta-feira (15), no matadouro Frigosouza.

Os especialistas da Semsa e da Semapa já estão concluindo as próximas palestras aos 120 operários dos abatedouros sobre zoonoses e doenças ocupacionais. Em seguida serão escolhidos outros temas referentes à área da saúde, utilizando recursos audiovisuais e teatrais para chamar a atenção e facilitar a compreensão dos operários.

A Prefeitura de São Luís mantém diariamente nos matadouros localizados na zona rural do município uma equipe de médicos-veterinários e auxiliares administrativo, que inspecionam a saúde dos animais que vão ser abatidos, a qualidade das instalações do abatedouro, o controle de zoonoses, a frigorificação da carne e o transporte do produto até os locais de comercialização.

Atualmente, são abatidos diariamente nos matadouros licenciados pela Prefeitura de São Luís (DA Vital, JC e Frigosouza) 600 animais/dia, somente para a rede municipal de feiras e mercados.

0 comentários :

Design de NewWpThemes