'

20 de set. de 2013

Esta estrada, segundo o prefeito de Viana, Chico Gomes, é "fantasma"
Não restou alternativa à oposição que não fosse recorrer à justiça para tentar abrir a caixa preta dos convênios que embalaram a campanha da governadora Roseana Sarney em 2010. A população precisa saber o que foi feio com quase um R$ 1 bilhão derramado em prefeituras e entidades de utilidade pública suspeitas.

A Lei de Acesso à Informação estabelece que qualquer cidadão tem direito de solicitar e de receber as informações de órgãos públicos, que devem, prioritariamente, disponibilizá-las imediatamente ou no máximo em 20 dias. No Maranhão, no entanto, a lei não é cumprida.

Todos os pedidos de informação encaminhados a qualquer órgão do governo, ainda que tenha sido aprovado através de requerimento pela Assembleia Legislativa, simplesmente são ignorados.

Somente o deputado Othelino Neto protocolou 56 pedidos de informações ao governo e até hoje, segundo ele, não recebeu nada. O parlamentar diz que já solicitou ao secretário Luís Fernando Silva cópias dos convênios firmados entre a Sinfra e prefeituras, mas o auxiliar da governadora não fornece.

Recentemente o parlamentar recorreu à justiça e conseguiu através de um mandado de segurança, concedido pelo desembargador Kleber Carvalho, que Luís Fernando entregasse os documentos, mas a decisão não foi cumprida em sua totalidade.

Para não fornecer as cópias dos convênios e das licitações para a execução das obras, o secretário desacatou até a ordem do desembargador, que já foi comunicado do fato. Até parece que cometeram um crime muito grave e precisam esconder a qualquer custo.

É bom lembrar que o Ministério Público Federal entendeu como verdadeiras as provas de abuso de poder econômico arroladas no processo que pede a cassação da governadora Roseana, por compra de votos com recursos público, que está prestes a ser julgado pelo TSE. 

0 comentários :

Design de NewWpThemes