'

22 de out. de 2013

Os deputados Raimundo Cutrim (PCdoB), Bira do Pindaré (PSB) e Rubens Pereira Júnior (PCdoB), voltaram a cobrar do governo Roseana Sarney (PMDB) uma solução para a crise que tomou conta do sistema de segurança pública do estado e condenaram a falta de competência do secretário Aluísio Mendes em combater a criminalidade no Maranhão.

Os parlamentares se revezaram na tribuna para relatar casos de violência que ocorre diariamente na cidade e criticaram a elevação do número de assassinatos no Estado, as frequentes fugas e mortes de detentos, causando intranquilidade na população. Na avaliação dos parlamentares da oposição “a situação é gravíssima, pois estão ocorrendo, em média, mais de três assassinatos por dia e assaltos por toda a cidade”.

Segundo o secretário de Segurança, deputado Raimundo Cutrim, “no Maranhão, voltaram os crimes de execução, o crime organizado, talvez com mais força de que naquela época dos anos 90, que se trabalhou para combater este tipo de crime. Volto a afirmar que a situação é gravíssima e que o que falta é a credibilidade para a gestão do sistema de segurança pública”. Cutrim destacou ainda que “o governo tem que tomar uma providência e que o secretário Aluísio Mendes não tem condições de administrar o Sistema de Segurança Pública, porque a corda já esticou muito”. “Então nós temos que tomar providência”, observou.

Para o líder da oposição, Rubens Pereira Júnior Aluízio Mendes falhou na sua tentativa de implementar a política de Segurança no Estado. Na avaliação do parlamentar,  “o problema é de falência de quem gerencia o sistema e só tem uma saída: mudar quem não deu conta. Que favor é esse que a governadora Roseana deve para o secretário Aluízio que não paga nunca? A saída então é um terceiro de fora do processo entrar para ajudar a resolver o problema, daí a necessidade de uma intervenção”, defendeu.

Rubens Júnior cobrou da governadora Roseana uma manifestação pública sobre a crise que o aparelho do estado não consegue debelar. “O silêncio do governo é vergonhoso. A omissão do Estado é desesperadora e a saída é a intervenção, por isso quero me congratular com a iniciativa do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública da União, pois é a primeira luz que nós conseguimos ver para superar o caos instalado no sistema de segurança do Estado”.

Diante da crise no comando do Segurança, o deputado Bira do Pindaré pediu ao governo do estado que ouça o clamor da população, e que adote medidas efetivas que possam conter a onda de criminalidade no Estado. Ele também destacou que a polícia não tem as condições necessárias para fazer o enfrentamento, uma vez que os bandidos estão mais fortes do que a corporação. “A Polícia do Maranhão está sucateada, os policiais, que são em números insuficientes, ainda são perseguidos desde que fizeram o movimento reivindicatório; não tem uma valorização, uma perspectiva profissional, eles estão desmotivados”.

Bira acrescentou ainda que a manifestação ocorrida ontem (21) no bairro do Cohatrac, onde os moradores foram às ruas pedir mais segurança. No entendimento, a manifestação espontânea da população do Cohatrac mostra que o povo quer medidas efetivas e que isso não está acontecendo. “Infelizmente, estamos completamente reféns e à mercê da criminalidade que domina todos os municípios do nosso Estado. Está mais do que na hora da gente tomar um caminho que possa enfrentar essa realidade de maneira unitária e detonar de uma vez por toda com essa onda de criminalidade que toma conta do Maranhão”.

0 comentários :

Design de NewWpThemes