'

24 de out. de 2013

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) em pronunciamento na Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (24), registrou a realização de audiência pública no Senado Federal, cujo tema é a espionagem da Vale do Rio Doce.

A audiência realizada também nesta quinta-feira trata de uma denúncia que paira sobre a maior mineradora de ferro do mundo. O ex-funcionário do Departamento de Segurança Empresarial da Vale, André Luís Costa de Almeida, entrou com uma representação no Ministério Público Federal do Rio de Janeiro contra a empresa.

Na representação, o ex-funcionário denuncia; espionagem de e-mails, planilhas, fotos, notas fiscais, infiltração de agentes em movimentos sociais, pagamento de propina a funcionários públicos da Polícia Federal, órgãos da justiça em São Paulo, tudo com o objetivo de obter informações de pessoas ligadas a movimentos sociais, jornalistas, etc.

André Luís foi demitido em 2012 e dentre as instituições que teriam sido espionadas uma delas seria a Rede de Justiça nos Trilhos, que tem sede no Maranhão e também o MST. Ele também cita, na denúncia, o jornalista Lúcio Flávio Pinto e a jornalista Vera, como alvo das espionagens da companhia Vale do Rio Doce.

Em resposta a grave denúncia, o deputado Bira encaminhou a Comissão de Direitos Humanos da Casa Legislativa no sentido de que ela também possa tomar iniciativas em relação à companhia da Vale do Rio Doce, pedindo esclarecimentos em relação às denúncias de espionagem.

“É uma situação intolerável. uma denúncia de espionagem da companhia Vale do Rio Doce em relação a lideranças de movimento sócias, jornalistas e etc. isso fere de morte a Democracia e por essa razão a Vale do Rio Doce deve explicações ao povo do Maranhão e ao povo brasileiro”, cobrou Bira.

0 comentários :

Design de NewWpThemes