'

18 de fev. de 2014

Após a Executiva Nacional confirmar a reeleição de Raimundo Monteiro para presidente do Partido dos Trabalhadores no Estado, agora o vereador neófito Honorato Fernandes (foto) quer condicionar o eventual apoio do PT maranhense ao pré-candidato ao governo Luís Fernando Silva à sua candidatura à presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís. Fernandes, único representante da legenda no plenário, pelo visto desconhece a história de independência do legislativo municipal em  relação às disputas para a direção da Casa.

São inúmeros os exemplos de convicção de que forças externas não influenciam os vereadores nesse tipo de disputa. Uma das eleições mais emblemáticas para a presidência da Câmara Municipal aconteceu em 1987, quando o sogro do então governador Epitácio Cafeteira, o falecido Hilton Rodrigues, almejava a direção do parlamento municipal, com apoio declarado do Palácio dos Leões.

O resultado foi frustrante para o governo estadual.  O pleito ocorreu num domingo de Carnaval. Quase todo o secretariado esteve no plenário Simão Estácio da Silveira, mas a vitória coube ao saudoso Raimundo Assub, por um voto de diferença.  Foi uma festa; um verdadeiro Carnaval.

Com toda liderança que tinha em São Luis, Jackson Lago jamais conseguiu que um aliado vencesse a disputa para a Presidência da Câmara de Vereadores. Seu primeiro revés foi com João Evangelista, em 1993; sofrendo nova derrota  dois anos depois, com Francisco Carvalho, sendo redundante por excelência em 1995. Conceição Andrade também não conseguiu emplacar ninguém na direção do Legislativo Ludovicense, mas se tornaram aliados posteriormente e harmonizaram as relações entre Executivo e Legislativo.

Partido que jamais conseguiu fazer com seus representantes conseguissem reeleição, o PT faz uma aposta errada, estabelecendo uma estratégia completamente equivocada, já que esse tipo de manobra fragiliza o Legislativo. Coisa de neófito em política, cujos reflexos já podem ser sentidos pelas conversas de bastidores no Palácio Pedro Neiva de Santana. Roseana Sarney tem coisas mais interessantes a resolver do  que ouvir apelos ou se deixar levar por chantagem, o que pode causar danos até irreparáveis.

0 comentários :

Design de NewWpThemes