'

19 de fev. de 2014

Em entrevista concedida na manhã desta quarta-feira (19), o presidente reeleito do PT do Maranhão, Raimundo Monteiro (foto), afirmou que agora é que a discussão sobre as eleições vão iniciar e que continuam em debate as três teses dentro do partido: aliança com PMDB, aliança com PCdoB e candidatura própria. Ele adiantou que essa discussão somente terá início a partir da semana que vem.

Segundo Monteiro, o primeiro passo será discutir a política de aliança, ou seja, se o PT lança candidatura própria. “Caso vença a tese de aliança, vamos discutir se será com o PMDB ou o PCdoB. A decisão será dos delegados do partido no Congresso e esta decisão ainda deverá ser subordinada à direção nacional. Nossa chapa defendeu a aliança com o PMDB, mas isso não significa que esta tese será a vencedora”, advertiu.

O dirigente petista disse que nem a eleição indireta na Assembleia Legislativa irá apressar a discussão no PT, mesmo a legenda devendo indicar o vice-governador tampão.

São 260 delegados do PT. A chapa de Monteiro ficou com 130 delegados. Os outros 130 foram divididos proporcionalmente entre as outras chapas. Na Executiva, composta por 50 membros, a chapa vencedora ficou com 25 membros e os demais divididos entre os demais.

Pelo o resultado da eleição, conforme observa integrantes da corrente Resistência Petista, a maioria dos delegados é favorável a aliança com o PMDB, isto porque os delegados que se elegeram pelas chapas lideradas por Mundico e Rodrigo Comerciante, ambos integrantes do governo Roseana, seriam favoráveis a manutenção da aliança com os peemdebistas.

Segundo colocado no PED - Processo de Eleição Direta - e defensor da tese da candidatura própria, Henrique Sousa acredita que a única forma da proposta vingar é se a executiva nacional tomar para ela a decisão, pois a correlação de forças no Estado favorece a tese da aliança com o PMDB.   

0 comentários :

Design de NewWpThemes