'

16 de fev. de 2014


No Maranhão, a primeira pesquisa estadual sobre intenção de votos registrada no TSE, sob nº MA-00003/2014, realizada pelo Instituto Data M, ainda repercute. Principalmente porque ela traz, com o ano novo, uma nova realidade que as urnas podem parir em outubro próximo, notadamente para os dois cargos mais cobiçados pelos políticos: governador do Estado e senador da República pelo Maranhão.

Nos bastidores, sabe-se que muitas das decisões que estão sendo tomadas, no momento, tanto pelos candidatos dogoverno como os da oposição, têm como base os números dessa pesquisa. Até porque, mais que os números, o levantamento revela que há uma perfeita co-relação de causa e efeito entre os fatores político,  administrativo e eleitoral.

Muitos aspectos da pesquisa - que tem o selo de credibilidade de um instituto cujos números são sempre muito aguardados e tomadoscomo guia pelos marqueteiros -, apesar de bastante divulgados,  ainda não foram abordados, como, por exemplo, a relação entre o maior grau de instrução,o nível de renda dos entrevistados e  a declaração do voto. Assim, quanto maior o grau de instrução e maior o nível de renda do eleitor, a tendência é votar nos candidatos de oposição ao Grupo Sarney.

Chama a atenção ainda o posicionamento obtido por Flávio Dino (PCdoB) e Roberto Rocha (PSB), pré-candidatos declarados a governador e a senador, respectivamente, que lideram as intenções de voto em todos os cenários, além da rejeição, estratosférica, da governadora Roseana Sarney (PMDB) como pré-candidata ao Senado.

No cenário em que estão juntos o presidente da Embratur, Flávio Dino, o secretário de Infraestrutura do governo Roseana, Luís Fernando (PMDB) e a deputada estadual Eliziane Gama (PPS), o comunista tem 55,3%,  Luís Fernando soma 13,7% e Eliziane, 6,9%. Os que declaram anular o voto são 7,7% e os que não sabem ainda em quem votar ou não quiseram responder, 16,4%.

Quando confrontado apenas com Luís Fernando, Flávio sobe para 58,3% e o peemedebista fica com 15,5%. Já 9,8% dizem não votar em nenhum dos dois, e 16,4% também não responderam ou disseram não saber em quem votar.

Os nomes para pré-candidatos a senador que o Data M testou junto ao eleitorado de 58 municípios maranhenses – que compõem a amostra da pesquisa – são: a governadora Roseana Sarney, Domingos Dutra (Solidariedade), Roberto Rocha e Gastão Vieira (PMDB). Primeiro cenário: Roberto Rocha, 25,1%; Roseana Sarney, 20,7%; Domingos Dutra, 20,0%; Nenhum deles, 15,8%; Não Sabe/Não responde, 18,3%.

Segundo cenário: Roberto Rocha, 26,1%; Domingos Dutra, 19,7%; Gastão Vieira, 13,4; Nenhum deles, 17,5; Não sabe/Não responde, 23,3%. Terceiro cenário: Roberto Rocha, 38,8%; Roseana Sarney, 21,0%; Nenhum deles, 20,9; Não sabe/Não responde, 19,3%. Quarto cenário: Roberto Rocha (36,4%); Gastão Vieira, 16,9%; Nenhum deles, 22,2%; Não sabe/Não responde, 24,5%.

Mas o destaque da pesquisa são os números da rejeição para os pré-candidatos ao Senado: Se a eleição fosse hoje, em qual destes nomes o Sr. (a) não votaria de jeito nenhum? Roseana Sarney, 56,0%; Domingos Dutra, 11,7%; Roberto Rocha e Gastão Vieira, 6,5%; Votaria em qualquer um, 1,7%; Não sabe/Não responde, 17,5%. Gastão Vieira é “testado” porque se cogita que seria o substituto natural de Roseana Sarney no caso dela não se desincompatibilizar do governo ou candidatar-se a deputada federal.

No quesito rejeição para governador, o quadro, segundo o Data M, seria este, nos dias em que os entrevistadores foram a campo: Luís Fernando, 28,7%; Eliziane Gama, 17,3%; Roberto Rocha, 13,2%; Flávio Dino, 10,0%; Votariam em qualquer um, 5,7%; Não sabe/Não responde, 25,1%. Vale frisar que Roberto Rocha consta nesse quesito por conta de simulação de intenção de voto feita para o governo entre ele, que obteve 23,5%, e Luís Fernando, 22,6%; nenhum deles, 26,4%; Não sabe/não responde, 27,5%.

Eleitorado formador de opinião quer mudanças

Detalhando ainda mais os números, verifica-se que quanto maior é o grau de instrução e o nível de renda dos entrevistados, maior também é a preferência pelos pré-candidatos Flávio Dino governador e Roberto Rocha senador (no confronto com Luís Fernando e Roseana Sarney), praticamente em todos os cenários, o que poderia, em tese, ajudá-los a consolidar suas posições, já que esse eleitorado é formador de opinião.

Outra observação importante, no confronto com Roseana Sarney como pré-candidato a senador, Roberto Rocha tem maior intenção de votos em todas as regiões do Estado, com ênfase para as regiões Oeste: 56,4% x 17,5%; Sul: 45,5% x 22,7% e Centro: 42,4 x 17,5%.
Na divisão por região, e no confronto Flávio Dino x Luís Fernando, a pesquisa Data M também mostra que o comunista venceria, se eleição fosse hoje, em todas elas, com predominância para as regiões Oeste (68,5% x 11,8%) e Centro (75,6% x 8,3%).

No mais, a pesquisa também justifica, no momento, a baixa aceitação do eleitorado por Roseana Sarney como pré-candidata ao Senado,  e ainda do seu secretário de Infraestrutura, Luís Fernando Silva, como pré-candidato a governador. Para isso, basta ver a avaliação ao governo estadual, que obtém 60% de “ruim” + “péssimo”, e 66,5% de “não aprovo”, quando o eleitor é indagado se “aprova ou não aprova” a administração da governadora Roseana Sarney.

Outra pergunta feita pelo instituto Data M também obtém emblemática resposta:
- O Sr. (a) concorda que a família Sarney ainda é necessária para o Maranhão? 20,5% disseram “concordar”; 71,9% responderam “não concordar” e 7,6% não souberam ou não quiseram opinar. Assim, os números do eleitoral podem ser consequência natural do político e do administrativo.

6 comentários :

Unknown disse...

o maranhão já sofreu de mais nas mãos dessa oligarquia, é hora de mudar, não aguentamos mais.o que foi feito pelo maranhão em quarenta anos?só quem pode mudar um estado são os políticos e o maranhão até agora não teve. teve sim bandidos pra sugarem os seus recursos.

Anônimo disse...

não é oligarquia, o povo que ele! É democracia..

Sonia disse...

família sarney atraso do maranhao

Sonia disse...

concordamos com você

Anônimo disse...

Qual a diferença entre o Maranhão e o Barcelona?R=O Barça nos ultimos anos foi campeão,de todas as competições a nivel de futebol possiveis de conquistar e com autoridade,já o maranhão se supera em grande escala ao Barça porque nos ultimos 40 anos foi campeão em todos indicadores negativos no brasil.como:o estado mais pobre da nação,pior sistema carcerário,pior governo avaliado,pior idh,pior ideb,saúde mais sucateada,tem os municipios mais pobres do pais,é o unico ainda que tem uma oligarquia desde a ditadura,ainda bem que tem o bolsa pra minimizar o problema.tá na hora de mudar depois de 40 anos de vitórias no atraso,melhor que o Barça,só o Maranhão. Junior Gomes

Anônimo disse...

Tenho fé que o maranhão vai mudar desta vez!


Design de NewWpThemes