'

19 de fev. de 2014

Após contratação de novos professores, prefeito Edivaldo
investe na capacitação dos docentes
A Prefeitura de São Luís firmou na manhã desta quarta-feira (19) uma parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O objetivo é proporcionar formação continuada a docentes de matemática que lecionam na rede municipal de ensino. A capacitação terá início em março e integra o conjunto de ações relacionadas à Educação do programa Avança São Luís.

A assinatura do termo de compromisso de cooperação técnico-científica foi realizada no gabinete do secretário municipal de Educação, Geraldo Castro. O documento foi assinado pelo titular da pasta de educação e pelo coordenador regional de Iniciação Científica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), João de Deus Mendes da Silva. Participaram ainda da solenidade a secretária adjunta de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Áurea Prazeres; e o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação da UFMA, Nélio Guilhon.

“A formação de professores está incluída no Pacto por São Luís e essa ação, em especial, é fruto da sensibilidade do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e do reitor Natalino Salgado. A capacitação em matemática terá reflexos significativos e imediatos para nossos estudantes e contribuirá para a melhoria dos nossos índices educacionais”, afirmou o secretário Geraldo Castro.

FORMAÇÃO

Inicialmente, 45 professores vão participar da formação, que será realizada por meio do Programa Oficinas de Formação (PROF), da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O PROF é um programa de oficina para professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas, com o objetivo de promover a inclusão de atividades de resolução de problemas desafiadores nas práticas escolares, preconizada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

O Programa é constituído de quatro módulos (PROF 1, PROF 2, PROF 3 e PROF 4) e as atividades são desenvolvidas de forma presencial e à distância. Em São Luís, a formação acontecerá nas instalações da Universidade Federal do Maranhão. “O PROF segue um cronograma nacional e as atividades são realizadas por professores doutores da Universidade, acompanhados de monitores. Além disso, o horário da formação não interfere no horário de sala de aula dos docentes inscritos”, destacou o coordenador regional e Iniciação Científica da OBMEP e professor doutor da UFMA, João de Deus Mendes da Silva.  
Para o professor de matemática da rede municipal de ensino e integrante da equipe do Currículo Escolar da Semed, André Bogéa, a formação através do PROF fortalece a prática da Educação continuada na rede pública de ensino de São Luís. “A execução do PROF possibilitará aos docentes da rede municipal de ensino maior qualificação profissional e fortalecerá o trabalho de formação continuada da Secretaria. A realização de formações beneficia tanto os professores quanto os alunos e corrobora para que tenhamos melhoria dos índices educacionais”, destacou o professor doutorando André Bogéa.

0 comentários :

Design de NewWpThemes