'

28 de mai. de 2014

Como todos sabem, a área da educação é uma das mais importantes para o desenvolvimento de qualquer município. Em Santa Inês, na Região Central do Estado, administrado pelo prefeito socialista Ribamar Alves, várias conquistas colocam o município no rumo certo para o avanço, por meio da evolução educacional.

O prefeito ressalta, no entanto, o enorme trabalho desempenhado por toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, que já rendeu bons resultados! “Fomos obrigados a começar do zero. E quando falo zero, é zero mesmo. Uma das primeiras ações a desempenharmos foi a elaboração do Plano de Articulação. Sem este plano, praticamente não conseguiríamos recursos junto Ministério da Educação. Por meio do PAR é que podemos aderir aos principais programas do Governo Federal” – explica.

As conquistas mais recentes, segundo o gestor, são cinco novas creches para o município. Sendo que destas, três já foram licitadas e as obras devem ser iniciadas em breve. É importante destacar que a implantação de creches em Santa Inês é uma ação inédita e uma preocupação antiga da atual administração do município. Atualmente, 1.580 crianças de 0 a 2 anos são atendidos pelas 7 creches instaladas no município, ainda no primeiro semestre de governo. “Uma conquista sem igual! Para melhorarmos a educação, é preciso uma ótima base. É isso que estamos fazendo em Santa Inês". Destaca o gestor.

Ainda é esperada a construção de dezoito escolas municipais. duas dessas escolas já foram aprovadas pelo Mec. Ambas serão construídas na zona rural, uma no Povoado Barro Vermelho (com seis salas) e outra no Povoado Bom Futuro (com doze salas). O projeto do Polo da Universidade Aberta do Brasil também está em análise no Ministério da Educação.

Recentemente, dois ônibus acessíveis (com plataforma para cadeirantes) foram entregues à comunidade. Mais um deve ser entregue nos próximos dias. Sem falar da restruturação de 42 das 59 escolas municipais. Uma verdadeira transformação dessas escolas. Além de reformadas, elas foram totalmente equipadas e os alunos desfrutam de merenda de qualidade. Por meio do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar – 60 produtores da Agricultura Familiar estão aptos e fornecendo alimentos para complementar a merenda dos alunos. Sem falar no Programa Horta na Escola, implantado ainda em 2013, que consiste na criação e manutenção de hortas nas escolas do município.

No entanto, o Prefeito diz que além da estruturação física, uma das preocupações é com a capacitação dos professores. Por isso foi implantada a “Formação Continuada” em Santa Inês. A partir de agora, os professores participam de encontros mensais, em que obtêm mais conhecimentos pedagógicos para o melhoramento da aprendizagem.

“Hoje, a educação está muito bem estruturada, tanto na parte física quanto burocrática. Todos os conselhos exigidos pelo Mec estão em plena atividade. Todas as ações desempenhas pela Semed têm o aval da comunidade. A transparência e o incentivo a políticas públicas para a educação, são duas coisas que presamos muito. A maior prova disso, é que recentemente os professores dos programas Brasil alfabetizado e Educação para Jovens e Adultos escolheram os livros que eles mesmos trabalharão em sala de aula”. Enfatiza Alves

Pelo jeito, a educação está no caminho certo em Santa Inês. Certamente, mais conquistas ainda virão. É bom vermos uma administração objetiva, em que descentraliza a gestão e procura solucionar cada problema por vez. Contratempos sempre existem, mas não se pode esquecer que tudo acontece na hora certa.


“Fomos eleitos para governarmos em 4 anos não para um ano só. Temos plena certeza de quando chegarmos ao fim do nosso mandato, Santa Inês estará totalmente transformada. E, transformada para melhor, muito melhor” – conclui Ribamar Alves.

0 comentários :

Design de NewWpThemes