'

30 de mai. de 2014

A rede de Saúde do município de Santa Inês passa por uma grande reformulação estrutural. Através de convênios com o Governo Federal e investimentos com recursos próprios, a Prefeitura de Santa Inês vem trabalhando para melhorar qualidade no atendimento de saúde tanto na zona urbana como rural do município.

De acordo com dados repassados pela Secretaria Municipal de Saúde de Santa Inês, desde o ano passado até o final deste mês de maio, sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram reformadas e ampliadas. Além desses, mais dois postos serão reformados e ampliados.

Além dos postos de saúde, a Prefeitura de Santa Inês reconstruiu também o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona no Bairro Aeroporto. Lá, toda a parte estrutural foi reformulada e agora o centro está equipado e atendendo à comunidade.

Novos postos Ainda de acordo com o relatório, estão conveniados para serem construídas 12 novas UBSs, sendo oito na zona urbana e quatro em povoados do município. Consta ainda a construção de uma Academia de Saúde no Bairro Sabbak e a reconstrução do Centro de Saúde Djalma Marques, onde as obras estão em fase de conclusão.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Thiago Zacariotto Lima Alves, o prédio do Centro de Saúde Djalma Marques passará a contar com o Laboratório Central Municipal, que atenderá os exames laboratoriais eletivos, acabando com a fila que hoje se forma no Hospital Tomaz Martins, que atende tanto os exames de pacientes internados, quanto os exames eletivos.

Outro fato inédito na saúde do município, diz o secretário, é que todos os postos passarão a contar com móveis novos, climatização, computadores e sala de medicamentos equipadas com eletrocardiograma, desfibrilador para reanimação cardiorrespiratória, entre outros equipamentos “para dar uma melhor atenção a nossa população”, ressalta Thiago.
De acordo com o secretário Saúde, os recursos para essas obras são advindos de financiamento fundo a fundo com o Ministério da Saúde.

Saúde bucal  Thiago Zacariotto explicou que para a parte odontológica está em fase final de liberação pelo Ministério da Saúde a ampliação do programa de Saúde Bucal, passando de 7 para 13 equipes, o que significa que mais 6 postos de saúde em Santa Inês passarão a contar com todos os equipamentos e profissionais para realizar os tratamentos odontológicos na proximidade da sua casa.

Atenção básica Outro passo importante para uma atenção básica de saúde melhor, segundo o secretário, foi a ampliação do número de equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que está em fase de aprovação pelo Ministério da Saúde. Com isso, Santa Inês passará a contar com mais fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas.

Saúde na escola O secretário disse que no processo de suporte as iniciativas da Estratégia de Saúde da Família, desde o ano passado, Santa Inês integra o Programa Saúde na Escola, que leva promoção e prevenção de Saúde para as escolas municipais de Santa Inês, com iniciativas voltadas para educação em saúde, como suporte nutricional, evitando a obesidade infantil e ensino da técnica correta de escovação e aplicação de flúor no combate a cárie.
                               


0 comentários :

Design de NewWpThemes