'

4 de mai. de 2015

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou na manhã desta segunda-feira (4), a campanha de imunização contra a gripe na capital maranhense. A meta deste ano é vacinar 203.248 mil pessoas, até o dia 22 deste mês, data de encerramento da campanha.

O público-alvo são crianças de seis meses a cinco anos, pessoas acima dos 60 anos de idade, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, além da população privada de liberdade, dos funcionários do sistema prisional e de portadores de doenças crônicas não-transmissíveis.

A estrutura disponibilizada pela Prefeitura de São Luís para a realização da campanha inclui 66 unidades de saúde e 94 postos volantes, onde as vacinas e profissionais estarão à disposição da população.

Todos os postos de vacinação da rede municipal registraram grande procura no primeiro dia da campanha. No Centro de Saúde da Liberdade, por exemplo, em menos de uma hora de vacinação, pouco mais de 100 pessoas foram vacinadas. Além das ações de rotina da campanha, a Prefeitura realizará no próximo sábado (9) o Dia D de mobilização contra a gripe em São Luís, com postos instalados em locais públicos, associações comunitárias, shoppings e unidades de saúde.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, reforçou a importância da imunização e convocou a população a participar. "A gripe provoca significativo aumento na demanda por atendimento e internação nos postos de saúde, e, para algumas faixas da população, pode ter muitas complicações. Por isso, o prefeito Edivaldo determinou a mobilização de todo o nosso efetivo da saúde, para que possamos o mais rápido possível cumprir a nossa meta e, desta forma, proteger a nossa população", destacou.

O aposentado José Francisco Pereira, de 65 anos, morador da Fé em Deus, esteve no Centro de Saúde da Liberdade para se vacinar. "Estou protegido contra a gripe e decidi vir logo no primeiro dia para me proteger. Fui bem atendido e estou satisfeito com a campanha", disse.
Na campanha de imunização contra a gripe do ano passado, a capital maranhense conseguiu atingir a meta estabelecida pelo governo federal, que era de proteger 80% do público-alvo. Dados do Programa Nacional de Imunização demonstraram que, na capital maranhense

0 comentários :

Design de NewWpThemes