'

9 de set. de 2014

Edmar Cutrim é acusado de pressionar prefeito de Codó a votar no filho e candidato a deputado estadual, Glaubert Cutrim, em troca da permanência no mandato

Edmar Cutrim é denunciado por pressionar prefeitos a votar no filho
O deputado Camilo Figueiredo (PR), natural de Codó, em inflamado discurso, nesta manhã de terça-feira (9), na tribuna, denunciou que o presidente do Tribunal de Contas do Estado, ex-deputado Edmar Cutrim, fez acordo com o prefeito de Codó, Zito Rolim (PV), para evitar a cassação do seu mandato, por abuso de poder econômico, em troca de apoio ao seu filho e candidato a deputado estadual Glaubert Cutrim.

Colocado no olho do furacão em uma reportagem do Fantástico, exibida na noite de domingo (7), como beneficiário da compra de votos, o prefeito de Codó, Zito Rolim, flagrado dando dinheiro para eleitor e com um processo de cassação esperando julgamento, segundo Camilo, anda falando que seu processo não será julgado e que conta com a proteção do presidente do TCE-MA.

O Fantástico mostrou claramente como é realizada a compra de votos em alguns municípios do Maranhão, especificamente na cidade de Codó, onde o prefeito aparece comprando votos nas eleições 2012. Segundo Camilo Figueiredo, a matéria foi muito bem feita, mas deixou de mostrar como andam os processos que pedem a cassação, pois já se passaram dois anos da eleição e nunca saiu da cidade de Codó.

“Todas as testemunhas envolvidas nesse processo já foram ouvidas. Todas as gravações já foram periciadas e esse processo ainda está na cidade de Codó. Isso deixa, pelo menos, uma desconfiança na nossa cabeça e acredito que na de todas as pessoas que assistiram a matéria do Fantástico. Dois anos já se passaram e nada foi feito. Nós já estamos indo aí para o final do mandato do prefeito e esse processo ainda continua, em Codó. Parece que alguém está segurando para que ele não saia e não seja sentenciado”, observou o parlamentar.

Segundo Figueiredo, o prefeito de Codó anda dizendo que o processo não vai ser julgado e que ele não vai ser cassado. “Zito Rolim assumiu um compromisso de votar no filho do Edmar Cutrim com a garantia de que o filho do Edmar Cutrim, irá garantir o mandato dele. Eu não acredito, de forma nenhuma, ou melhor, tenho certeza de que o Edmar Cutrim, que é pai do Glaubert Cutrim, não manda no Tribunal Eleitoral do Maranhão, tenho certeza disso, mas o prefeito não pensa dessa forma. O que eu posso assegurar a todos é que alguma coisa estranha está acontecendo. Tem alguém realmente segurando esse processo, em Codó, para que ele não seja julgado, porque se esse processo for julgado, com certeza, o prefeito será cassado, não tem outro jeito, se o juiz julgar tem que cassar. Ou ele cassa ou ele dá autorização para todos nós que somos candidatos a comprar votos, não tem outro jeito, não tem outra saída, se ele julgar o processo vai ter que cassar".

Conforme depoimento do deputado, o prefeito está dizendo que o processo não será julgado porque Edmar Cutrim garantiu a ele. “Se eu pudesse retratar isso num desenho, eu colocaria o prefeito Zito Rolim em cima de um banco com a corda no pescoço e o Edmar Cutrim do lado dele em pé ameaçando: se você não votar no meu filho, eu vou chutar o banco”.

Incrédulo com o que estava escutando, o deputado Manoel Ribeiro (PTB) pediu que ele repetisse o que estava afirmando sobre a ameaça de Edmar contra o prefeito e Camilo repetiu tudo de novo, sugerindo a formação de uma comissão de parlamentares "para acompanhar, de perto, a situação do processo e fazer visita ao Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral, para que ele cobre do Juiz da Comarca de Codó, que julgue esse processo, que o juiz diga ao Maranhão e ao Brasil se a compra de voto é permitida ou não".

“Nós precisamos saber se a compra de voto no Brasil é permitida ou não, porque caso o juiz julgue que o Edmar está garantindo que ele não vai julgar, eu quero dizer que não acredito nisso, que ele está querendo tirar vantagem desse processo, que é garantir o voto para o filho dele dessa forma. Caso o juiz julgue, ele vai ter que cassar, não tem outro jeito, ele vai ter que cassar o prefeito, porque a reportagem, as imagens são muito claras. O prefeito colocando a mão no bolso, no bolso de trás da calça e entregando para as pessoas", enfatizou.

0 comentários :

Design de NewWpThemes