'

8 de set. de 2014

Assessores da coligação Pra Frente Maranhão comemoraram o resultado da “pesquisa” do Ibope como se tivessem ganhado um prêmio de loteria, mas o fato é que, até nesta sondagem questionável, em decorrência do histórico de erro do instituto no Estado, a eleição para governador do Estado será decida no primeiro turno a favor da Flávio Dino. A suposta redução da diferença entre os dois principais candidatos, teria sido encomendada apenas evitar a debandada de políticos da campanha de Edinho Lobão.

Todos os institutos de pesquisas que levantaram a preferência do eleitorado maranhense constataram uma diferença de 30 pontos percentuais de Flávio Dino para o candidato da oligarquia Sarney, o tresloucado Edinho Lobão, acusado de sumir com R$ 30 milhões que seriam rateados entre os caciques do PMDB. No período em que foi realizado a sondagem não ocorreu nenhum fato novo que justificasse a redução para 12 pontos percentuais. 

O único fato novo foi a descoberta de que o candidato Edinho Lobão sumiu com R$ 30 milhões do PMDB e que o pai, ministro Edison Lobão, deve ser demitido do governo Dilma por ter seu nome envolvido no escândalo de propina da Petrobras.         

A pesquisa Ibope contratada pela TV da família Sarney apresentou um resultado totalmente fora da realidade e teve, segundo analistas políticos, por finalidade apenas manter a esperança dos cabos eleitorais já desiludidos com a performance do suplente de senador, no exercício do mandato do pai, que tem se caracterizado nesta campanha pelo festival de besteiras que pronuncia todas as vezes que é obrigado a se manifestar sobre determinados temas sem ajuda de marqueteiros.

O Ibope só pode ter feito esta pesquisa no Maranhão virtual de Roseana Sarney, aquele só existe na propaganda que passa na televisão e acaba quando se desliga o aparelho, pois aqui quem fez sondagem sem manipulação de resultado constatou o fosso que separa as duas principais candidaturas. Os institutos Exata, DataM e Amostragem mostram o candidato da coligação Todos Pelo Maranhão, Flávio Dino, 30 pontos à frente do candidato da família Sarney.

No mesmo dia em que o descreditado Ibope apresentou seus números suspeitos, com uma diferença de 12 pontos para o candidato da coligação Todos pelo Maranhão, o Instituto Exata, contratado pela TV Guará e pela Federação das Indústrias do Estado Maranhão (Fiema) mostrava Flávio com 56% das intenções de voto contra 27% de Edinho.

Todo cuidado é pouco com esse instituto suspeito de vender resultado ao gosto do cliente. Em 1994, ano que o senador José Sarney inventou a história que Cafeteira, então favorito para vencer a eleição para governador, havia sequestrado, assassinado e ocultado o cadáver do funcionário da Vale do Rio Doce, Reis Pacheco, o Ibope apresentou resultado discrepante, com Roseana na frente, o que serviu para facilitar a fraude que tomou o mandato de Cafeteira e diplomou Roseana Sarney governador do Maranhão.

Sempre é bom lembrar que quem está no comando da eleição no Maranhão é um desembargador que deveria se julgar impedido por ter familiares candidatos, mas mesmo assim vem se fingindo de morto e fazendo ouvido de mercador aos comentários que teria sido foi colocado no cargo de encomenda

0 comentários :

Design de NewWpThemes