'

9 de set. de 2014

A notícia sobre o vazamento de informações do depoimento do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, com referências a um suposto esquema de pagamento de propinas a autoridades como ministros, governadores e parlamentares, repercutiu, na sessão desta terça-feira (9), no plenário da Assembleia Legislativa.

O primeiro a abordar o assunto na tribuna foi o deputado Othelino Neto (PCdoB), que considerou uma vergonha para o Maranhão o fato de haver uma citação envolvendo a governadora Roseana Sarney e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Segundo Othelino, com esses escândalos, a governadora perdeu, minimamente, as condições de governar o Maranhão e o ministro de Minas e Energia deveria pedir para sair do cargo depois do depoimento do ex-diretor da Petrobras que o apontou como beneficiário do esquema. “E quanto ao ministro Lobão, o mais descente seria que ele pedisse afastamento do cargo”, frisou.

Delação premiada

O deputado do PCdoB lembrou na tribuna que, desde 29 de agosto, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, está depondo à Polícia Federal (PF) em regime de delação premiada, espécie de acordo para tentar obter redução de pena. Ele foi preso na operação Lava Jato, da PF, acusado de ter recebido propina em um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. A suspeita é de que o crime envolva R$ 10 bilhões.

“Para a surpresa do Brasil, para a surpresa de todos, o senhor Paulo Roberto Costa, ex-funcionário graduado da Petrobras, em delação premiada, resolveu entregar quem participava dos esquemas envolvendo recursos da Petrobras. E quem lá estava? Quando se fala em um escândalo nacional, em um grande escândalo envolvendo o desvio de recursos públicos, não poderia ser diferente, lá está o Maranhão, lá está a governadora do Estado, que novamente se disse indignada e novamente não explicou nada sobre esta denúncia”, afirmou Othelino Neto.

O deputado Bira do Pindaré (PSB), em seu discurso, fez um apelo para que o Ministério Público Federal e a Justiça Federal revelem à opinião pública tudo o que foi apurado nas investigações até agora.

“Nós precisamos ter fontes oficiais que falem a verdade para o povo, que digam ao povo o que realmente aconteceu em relação à Petrobras. Infelizmente, há nomes maranhenses que figuram na política estadual, como a governadora do Estado e o ministro Edison Lobão. Então, é preciso que se investigue”, declarou Bira do Pindaré na tribuna.

Apelo e demissão de Lobão

O líder da Oposição, deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB), também fez um apelo por esclarecimento das denúncias. “O escândalo do doleiro Alberto Youssef até hoje não foi esclarecido por parte do governo nem da governadora Roseana Sarney. E o que foi que aconteceu? O doleiro Alberto Youssef foi pego com malas e malas pretas cheias de dinheiro entregando para servidores do Poder Executivo em troca de favorecimento no pagamento do acordo extrajudicial com a Constran, dívida reconhecida, ainda reconhecida no governo Lobão. E o governo Roseana Sarney simplesmente ignora solenemente, este acordo”, assinalou.

No mesmo tom, cobrando esclarecimento da denúncia, o deputado Marcelo Tavares (PSB) defendeu a imediata demissão do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. “Para que a presidente Dilma tenha alguma chance nesta eleição, ela tem que demitir imediatamente o ministro Lobão. Imediatamente! Não há outro caminho, até porque não vi na reação do ministro Lobão aquela indignação dos inocentes. Agora, em relação à governadora Roseana, eu lamento, eu lamento como maranhense que o governo dela tenha terminado nas páginas policiais”, frisou.


0 comentários :

Design de NewWpThemes