'

12 de set. de 2014


Atos de violência ocorridos durante protesto realizado em São Luís-MA, foram denunciados pela presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Vic Barros, que lamentou o uso da força policial para reprimir movimento estudantil contra a corrupção. A dirigente repudiou o uso de força do estado para impedir a livre manifestação do cidadão.

Com centenas de estudantes no Centro da capital do Maranhão, o grupo de jovens realizava movimento pacífico em protesto contra corrupção. Intitulado “Maranhão sem Corrupção”, o protesto contra escândalos políticos que acontecem em todo o país.

“O que a gente viu hoje é a demonstração de um modelo político atrasado, truculento e que não respeita a opinião dos jovens que não aceitam mais a corrupção,” disse a presidenta da UNE em entrevista.

Segundo a denúncia feita pelos estudantes, a manifestação era pacífica, porém houve infiltração de carros de som integrados por militantes do PMDB. Dois deles, Marcone Edson Matos e Assis Filho, chegou a dar instruções à ação dos policiais contra a manifestação.

Duas pessoas foram diretamente atingidas pela manifestação. Daiany Macedo e Werberson Fernandes, ambos de 21 anos, foram hospitalizados após o uso de rojões contra os manifestantes. Segundo relatos dos manifestantes, o uso de rojão partiu de dirigentes estudantis do PMDB (foto). Werberson foi lesionado no peito pelo disparo.

Jaíne Santos, estudante do IFMA, vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas no Maranhão e que participou da caminhada, lamentou os atos de agressão contra o movimento pacífico. “Todos os jovens devem lamentar qualquer tipo de violência. Esses atos merecem repúdio de todos os que defendem a Democracia no Brasil,” afirmou.

Agressão policial

A manifestação teve início na Biblioteca Benedito Leite e foi finalizada em frente a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, durou 1 hora e meia. Outro diretor da UNE, Tawan Fernandes, chegou a ser agredido por um dos policiais, conforme vídeo que será apresentado pelos estudantes à Delegacia Geral.

0 comentários :

Design de NewWpThemes