'

9 de set. de 2014

Prefeito Edivaldo Holanda e esposa prestigiaram a festa na Praça Maria Aragão 
Mais de 50 mil pessoas passaram pela Praça Maria Aragão durante os quatro dias da programação de aniversário de São Luís. O prefeito Edivaldo acompanhou com entusiasmo a quarta noite da programação dos 402 anos da cidade. Acompanhado pela primeira dama, Camila Vasconcelos, e pelo secretariado municipal, o prefeito esteve presente nesta segunda-feira (8) nas comemorações na Praça Maria Aragão. Como na noite anterior, de maneira descontraída, ele conversou com as pessoas que o abordaram.

“A programação foi bem sucedida desde a sua concepção, que contemplou a pluralidade que temos em nossa cidade, e, ao mesmo tempo na execução, com organização, alegria e tranquilidade. Conquistamos a adesão natural do público e o envolvimento das pessoas foi essencial para fazer uma festa tão bela. Os shows valorizaram os artistas locais e a cultura de São Luís”, disse o prefeito.

A programação da noite de segunda-feira deu destaque à nova música produzida pelos maranhenses, com a participação da banda PedeGinja, do cantor Phill Veras, da dupla sertaneja infantil Victor e Bruno e do guitarrista Chiquinho França, que encerrou a noite com o show “Som do Mará”.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves, a escolha dos participantes foi orientada pela nova dinâmica da música produzida em São Luís e no estado.

“Foi uma festa marcada sobretudo pela tranquilidade. Tivemos milhares de pessoas participando das noites de festividades ao aniversário da cidade. Um aspecto importante é que as pessoas entenderam a proposta da Prefeitura de São Luís que destacou a dinâmica natural da cidade, se reconhecendo na programação baseada na diversidade e fazendo parte dela”, avaliou Francisco Gonçalves.

O formato agradou ao público das mais diversas idades, que participou das comemorações. “São Luís está de parabéns por oferecer essa festa linda. Hoje aproveitei para trazer minha filha e minha neta, para esse momento de descontração, elas gostam muito e o ambiente está inspirando confiança”, afirmou o aposentado Vanderlei Cunha.

Já o servidor público Valdeci Santos fez questão de frisar a mensagem de amor e paz transmitida desde o início da festividade. “O evento de hoje é a comemoração maior de uma festa que acontece todos os dias. É uma declaração de amor de São Luís a esse movimento belíssimo que prega a política da paz, do amor, do respeito”, destacou.

A abertura na sexta-feira (5), em comemoração ao Dia Municipal do Regueiro, contou com participação de radiolas, grupos de danças, DJs, bandas e cantores de reggae no show “Vibrações Positivas”. No sábado, o padre pernambucano João Carlos e a banda maranhense Parresia promoveram o show “Imenso Amor”.  Um público estimado em mais de 20 mil pessoas esteve na noite de domingo no show “Glórias” que teve como principal atração a cantora gospel Bruna Karla e também contou com a banda maranhense Marcados Pela Promessa.

 

FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE

Iniciou nesta terça-feira (9) o I Festival Internacional de Folclore, que integra a programação na Praça Maria Aragão. Participam do evento grupos da Argentina, Estônia, Colômbia, Índia, Pernambuco, Ceará, Pará e locais. As apresentações prosseguem até o dia 14 deste mês na Praça Maria Aragão, sempre a partir das 19h.

A cerimônia de abertura do Festival ocorreu com apresentações dos grupos folclóricos internacionais Esencias de Mi Terra, do Chile; Bochica, da Colômbia; Leigarid, da Estônia; Instituto Escenico, da Argentina; Raízes Nordestinas, do Ceará; Frutos da Terra, do Pará; e Grupo Pernambuco.

Todos os grupos internacionais se apresentarão na Praça Maria Aragão durante os demais dias do Festival e, em cada noite, o encerramento será feito com apresentações de grupos locais. Entre eles está a batida contagiante das matracas dos bois de Maracanã, Pindoba e Maioba; os ritmos eletrizantes da orquestra dos bois de Nina Rodrigues, Morros, Pirilampo, Axixá, Brilho da Ilha, Novilho Branco, Encantos do Olho D’ Água e grupos de bumba-bois representantes de outros sotaques como o Boi de Leonardo (zabumba) e Santa Fé (Baixada).

0 comentários :

Design de NewWpThemes