'

28 de mai. de 2015

Integrantes da Secretaria de Educação da Prefeitura de Santa Inês e representantes de municípios da Unidade Regional de Educação (URE) estiveram reunidos na escola José Sarney, em Santa Inês, nos dias 26 e 27, para finalizarem a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME), um instrumento que delineará sobre o futuro da Educação de cada município nos próximos 10 anos. Estes municípios estão concluindo o texto-base de seus planos, considerando a realidade de cada um, orientados por técnicos da Seduc e Mec, alinhando-os ao Plano Nacional de Educação (PNE).

O alinhamento dos planos de educação nos estados, no Distrito Federal e nos municípios constitui-se em um passo importante para a construção do Sistema Nacional de Educação (SNE), pois esse esforço pode ajudar a firmar acordos nacionais que diminuirão as lacunas de articulação federativa no campo da política pública educacional.

O Plano Municipal de Educação, bem como o nacional, busca aproximar, ainda mais, agentes públicos e sociedade em geral dos debates e desafios relativos à melhoria da educação, tendo por eixo os processos de organização e gestão da educação, seu financiamento, avaliação e políticas de estado, com centralidade no PNE e na efetiva instituição do SNE.

PME SANTA INÊS

Santa Inês finaliza a etapa de análise do texto e orientação de estratégias propostas. Uma coisa mais técnica. O prefeito Ribamar Alves reforça a informação sobre o próximo passo que será a realização de conferência e aí, sim, entra a participação popular dos mais diversos setores da sociedade para discutirem sobre as propostas e finalizarem o Projeto de Lei que será encaminhado à Câmara de Vereadores.


A expectativa do prefeito é de que até 24 de junho deste ano o projeto já tenha sido aprovado e sancionado. “É crucial que todos estejam sensibilizados sobre as responsabilidades a serem assumidas para os próximos 10 anos. Este não é um projeto político partidário. É um plano para a Educação seja ela pública, privada ou oferecida por entidades filantrópicas”, enfatizou Ribamar Alves.

0 comentários :

Design de NewWpThemes