'

29 de set. de 2013

No ano em que se comemoram os 115 anos do nascimento de Luiz Carlos Prestes, a 7ª Feira do Livro de São Luís (FeliS) recebeu na noite de sábado (28), na Praça da Juventude, a historiadora e militante política Anita Leocádia Prestes para lançamento de livro, palestra e noite de autógrafos.

Anita, que é filha de Prestes com Olga Benário, lançou o livro “Luiz Carlos Prestes: o combate por um partido revolucionário (1958 -1990)”, o seu décimo primeiro livro e o último de uma série que aborda a longa história de atividade política do pai.

O livro, lançado pela editora Expressão Popular, de acordo com a autora, trata do resgate da verdadeira história do pai, baseada em documentação inédita, bem como da evolução política de Prestes dentro do Partido Comunista Brasileiro (PCB) nos seus últimos anos de vida.

O espaço da Praça da Juventude ficou pequeno, diante da grande quantidade de pessoas que buscavam ouvir a explanação de Anita, que falou, dentre outras coisas, sobre o legado revolucionário do pai após vários anos de lutas e embates políticos, além de temas atuais da política brasileira.

Durante a palestra, foram convidados também a participar da mesa o jornalista Emílio Azevedo, o deputado estadual Bira do Pindaré e Olímpio Araújo, que puderam compartilhar a admiração por Prestes e fazer perguntas diretas à Anita.

Para Francisco Barbosa, 24 anos, militante político, o evento foi uma verdadeira aula de História do Brasil. “Ouvir a Anita Prestes é muito interessante, pude aprender mais sobre a vida do pai dela, que ficou conhecido no mundo inteiro com a Coluna Prestes, aprendi também sobre história de um modo geral, isso é muito importante já que é um desafio estudar a sociedade”, concluiu.

Durante o bate papo, Anita esclareceu que contar um pouco da vida do pai é um dever como historiadora e pesquisadora, “é importante resgatar a história, apresentando documentos que combatem distorções e falsificações contra a memória de Luiz Carlos Prestes, que tem uma trajetória de 70 anos de luta”, disse. Sobre a recepção do público ludovicense, Anita disse que ficou agradecida com a oportunidade e com o interesse dos ouvintes.

0 comentários :

Design de NewWpThemes