'

2 de out. de 2013

JUSTIÇA CEGA

É impressionante como a justiça é eficiente contra os adversários da Oligarquia Sarney e, ao mesmo tempo, surda, cega e perneta quando se trata de punir algum membro da ilustre família.

Numa semana, o mais alto tribunal da justiça eleitoral, o TSE, manda ao ralo sua jurisprudência de quase 50 anos apenas para livrar a filha de José Sarney de ser cassada. Na semana seguinte, a mesma justiça manda abrir inquéritos contra os adversários da Oligarquia Sarney, vide os casos dos deputados Wewerton Rocha e Domingos Dutra que receberam decisões de ministros do Supremo para imediata abertura de investigação.

Independente de entrar no mérito das investigações, é muito sintomático que tudo ocorra quase simultaneamente, logo após moverem mundos e fundos para tentarem livrar Roseana da cassação.

E assim eles conseguiram transformar o Brasil em Maranhão.

RETRATO FALADO

O desembargador Guerreiro Junior, presidente do Tribunal de Justiça, deveria ser mais bem tratado pela família Sarney. Como prova de sua deferência com o clã,  o desembargador ostenta atrás de sua vistosa mesa de mogno, na presidência do Tribunal, duas fotos no mínimo intrigantes: em uma delas Guerreiro se encontra abraçado com Roseana Sarney, e na outra ombreado com o patriarca da Oligarquia, José Sarney.
Isso que é independência.

ANTIGUIDADE

Com a aposentadoria compulsória do desembargador Megbel Abdala, envolvido em irregularidades na concessão de liminares contra o poder público, pelo Conselho Nacional de Justiça, como prevista aqui na coluna, quem anda sorrindo com as paredes, não com a tragédia anunciado de Abdala, mas com sua promoção, é o juiz Marcelino Ewerton, que deverá ser eleito desembargador pelo critério de antiguidade.

LIGAÇÕES HISTÓRICAS

Ao saudar o deputado Otelino Neto, na filiação no PC do B na última sexta-feira, Flávio Dino lembrou um dado histórico: o pai de Flávio, o advogado Sálvio Dino, foi quem representou a família do combativo jornalista Otelino Nova Alves, assassinado em 1967, no processo criminal contra o facínora que lhe tirou a vida.

Otelino Filho, pai do deputado Otelino Neto, se emocionou e quase foi às lágrimas.

LABORATÓRIO DE ABERRAÇÕES

Cada vez mais me convenço do acerto de um amigo que cunhou a frase “ o Maranhão hoje é um laboratório de aberrações”.  Enquanto vemos figuras históricas dos movimentos sociais e políticos, como Bira do Pindaré e Domingos Dutra sendo “convidados” a se retirar do Partido dos Trabalhadores, vemos figuras de proa da Oligarquia Sarney, como o deputado Hélio Soares, ser convidados para fazer parte da companheirada do petê.
Realmente, o petê atual não tem nada do velho e já extinto PT.

MAIS OPERAÇÕES?

Ao que parece, as operações da Polícia Federal no combate à corrupção  só estão começando. Há dias circulam pela cidade, em carros descaracterizados, vários delegados da PF e agentes da PF, geralmente de outros estados da Federação.

Será que eles só estão apreciando nossas belas praias? Por via das dúvidas tem corrupto botando a barba de molho.

0 comentários :

Design de NewWpThemes