'

5 de ago. de 2014

O Povoado Demanda, no município de Santo Antônio dos Lopes, distante 326 km da cidade de São Luís, vive uma situação completamente inusitada e absurda. O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) pôde constatar a condição de risco enfrentada pelas 71 famílias do local.

A comunidade é vizinha da usina termoelétrica movida a gás, no município de Santo Antônio dos Lopes. Separados apenas por uma cerca, a população recebeu a promessa que seria reassentada em outro local, na mesma região até janeiro de 2014.

O reassentamento não aconteceu e a população sofre muito no local. A comunidade, formada em maioria por quebradeiras de coco, não têm mais acesso aos locais que utilizavam para plantio das suas roças, aos babaçuais, não têm mais acesso nem sequer ao cemitério que ficou do lado da usina.

De acordo com Bira, a poluição no local é imensa, seja ela no ar, ou sonora. O ambiente é absolutamente insalubre, inviável para a convivência humana. Existe um termo de compromisso assinado pela empresa e mediado pela Defensoria Pública do Estado, garantindo que as famílias seriam reassentadas, e teriam direito a uma indenização de um salário mínimo por mês durante um determinado período, infelizmente nada se efetivou.

O parlamentar lembrou promessas da Governadora na campanha de 2010, quando anunciava o gás de Capinzal, uma revolução que geraria 200 mil empregos no Maranhão. “Os 200 mil empregos não vieram, nem do gás, nem da Refinaria Premium da Petrobrás que até hoje não se instalou e que ninguém sabe quando vai se instalar. A verdade é que os poucos que estão lá, vizinhos da termoelétrica, não foram beneficiados pelo grande empreendimento. Então acaba sendo apenas uma propaganda enganosa”, protestou Bira.

O deputado Bira fez um apelo ao Governo do Estado para que olhe para o povoado Demanda, que lembre que além da usina existe um povo que merece respeito e nesse caso, mais uma vez, flagrantemente os maranhenses estão sendo desrespeitados. Bira cobrou uma ação mais contunde do Ministério Público em defesa da coletividade e garanta da dignidade daquele povo.

O socialista também solicitou a Defensoria Pública, a designação de defensores, que de fato assumam a defesa da comunidade. Segundo Bira, a comunidade não confia nos defensores designados, eles alegam que os atuais defensores estão se reunindo com a empresa e depois com a população.

Bira igualmente apelou para que à Prefeitura de Santo Antônio dos Lopes tome providencias urgentes a fim de se garantir os direitos daquela comunidade, que é vizinha da termoelétrica, e até agora nada foi feito no intuito de que se resolvam os problemas da população local.   

0 comentários :

Design de NewWpThemes