'

6 de ago. de 2014

Melhoria da Saúde em Santa Inês é apresentado em números durante palestra
Em reunião realizada no último dia 31 de julho, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Santa Inês comprovou que o serviço realizado no município não corresponde, veementemente, ao que tem sido mostrado por alguns órgãos comunicação do município.


Os números apresentados durante a reunião do CMS, com dados coletados junto ao Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Informação DATASUS, mostram que o serviço foi melhorado, se comparado aos últimos anos.


MORTALIDADE NO HTM - Uma das principais especulações está relacionada a mortes no Hospital Tomaz Martins. O que muita gente não sabe é que o índice de mortalidade no hospital diminuiu. Quando este número é relacionado a pessoas moradoras de Santa Inês, o índice cai ainda mais. Em 2011, 188 moradores de Santa Inês morreram no Hospital Tomaz Martins; em 2012, 190; no ano seguinte, 186; já este ano, apenas 75.


MORTALIDADE FETAL - Diminuição também no número de mortes fetais no período de janeiro a junho.

Em 2011, houve 21 mortes de bebês em processo de parto; em 2012, houve 3 mortes a mais; em 2013, o índice caiu para 14; este ano, foi reduzido pela metade;

 
DENGUE - Um outro dado que chama à atenção, é sobre o combate à Dengue. Os dados do Lira – Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti impressionam. O risco de epidemia de dengue no final de 2012, era de 6 pontos no Lira. Situação de alto risco! Após trabalho intenso em 2013, o lira atual é 0,6. Muito abaixo da média nacional, que é de 1.


A SAÚDE HOJE EM SANTA INÊS - Com relação ao atual quadro da Saúde de Santa Inês, a secretária-adjunta de Saúde, Ana Josélia Gaioso, enfatiza que o órgão trabalha atualmente com os mesmos recursos que eram repassados pelo Governo Federal há pelo menos 8 anos.


Segundo ela, este é um dos principais obstáculos enfrentado pela Secretaria. Levando em consideração o aumento da população tanto fixa quanto flutuante, e dos atendimentos de pessoas de outras localidades, há uma defasagem de recursos de cerca de 80%.


Diante dos verdadeiros fatos, a saúde teve um avanço. O que houve não foi queda na melhoria do serviço, e sim, mais transparência. Como não se acomoda com a delicadeza geral da saúde no país, a atual administração tem o compromisso de mostrar à população a realidade. Da mesma forma que não se cansa em buscar melhoria para este serviço – disse Ana Josélia.

Considerando o enorme desafio enfrentado diariamente pela Secretaria de Saúde de Santa Inês, o que se ver é uma superação proporcional para tratar bem da nossa gente.

Nós aumentamos o número de profissionais. Todos os dias tem médico atendendo nos postos de saúde; garantimos o atendimento fora do domicílio; aumentamos o número de consultas especializadas e exames; ainda não temos a saúde que queremos, mas estamos trabalhando para isso – conclui Ana Josélia Gaioso.

ESTRUTURAÇÃO - De acordo com dados repassados pela Secretaria Municipal de Saúde de Santa Inês, do ano passado até o mês de maio deste ano, sete Unidades Básicas de Saúde foram reformadas e ampliadas. Além dos postos de saúde, a Prefeitura de Santa Inês reconstruiu também o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona no Bairro Aeroporto. Lá, toda a parte estrutural foi reformulada e agora o centro está equipado e atendendo à comunidade. Ainda de acordo com o relatório, estão conveniados para serem construídas 12 novas UBSs, sendo oito na zona urbana e quatro em povoados do município. Consta ainda a construção de uma Academia de Saúde no Bairro Sabbak e a reconstrução do Centro de Saúde Djalma Marques

0 comentários :

Design de NewWpThemes