'

9 de ago. de 2014

O prefeito Edivaldo entregou na manhã deste sábado (9) as novas instalações do Centro de Saúde Carlos Macieira, no Sacavém, para a população. A unidade estava desativada desde 2011 e começou a ser reformada ainda no início da gestão. O prédio teve todas as suas instalações físicas reformadas e revitalizadas com pintura, reforma do teto e das instalações elétrica e hidráulica.

“Este é mais um avanço da nossa gestão. Nesta unidade a população terá oportunidade de receber atendimento clínico, odontológico e de psiquiatria, trazendo inúmeros benefícios para a população dessa região. Nós temos tido muitos avanços na área da Saúde. Entregamos recentemente 10 novas ambulâncias para a cidade, as reformas dos Socorrões I e II já estão em andamento, o Hospital da Criança passará por uma ampliação e ainda temos mais 10 postos saúde sendo reformados. Estamos trabalhando muito para a nossa querida São Luís e os investimentos que estamos fazendo já começam a ser percebidos pela população da cidade”, destacou o prefeito Edivaldo.

Acompanhado pelos moradores da área, que o receberam com muito carinho, após o descerramento da placa, o prefeito realizou uma visita às instalações da unidade. Cada espaço foi visitado pelo prefeito junto com a primeira dama, Camila Vasconcelos. Parte dos membros do secretariado municipal e vereadores também participaram da entrega e conheceram as novas instalações da unidade de saúde.

Com a reforma, o Centro de Saúde Carlos Macieira vai disponibilizar todos os programas da atenção básica da rede municipal como o Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Tuberculose, Hanseníase, Hipertensão e Diabetes, Imunização e Saúde Bucal, além de contar com laboratórios para a realização de exames.

A secretária de Saúde, Helena Duailibe, que tem desenvolvido a reestruturação da rede municipal de saúde a pedido do prefeito Edivaldo, esteve presente e comentou a importância da reforma. “Esta unidade atende a quase 40 mil pessoas e foi incluída no programa de reestruturação. Elas serão atendidas com dignidade, num ambiente bom de trabalho e com um diferencial: estamos trazendo para dentro do Centro o atendimento de psiquiatria”, informou.

De acordo com a Secretaria de Saúde (Semus), a estimativa é que a unidade realizará um atendimento mensal de 500 pacientes oriundos dos bairros Coroadinho, Coroado, Redenção, Vila dos Nobres, Vila Conceição, Parque Nice Lobão, Coheb do Sacavém, Túnel do Sacavém e Sacavém.

A psicóloga Zezé Moreira, moradora do bairro há 11 anos, ficou emocionada com a reativação do Centro. “São muitas famílias que serão atendidas aqui. O posto está lindo e nós agradecemos muito ao prefeito, está maravilhoso”, agradeceu a moradora.

Participaram da solenidade de entrega da reforma do Centro de Saúde os secretários municipais Rodrigo Marques (Governo), Helena Duailibe (Saúde), Robson Paz (Comunicação), Andréia Lauande (Criança e Assistência Social), José Cursino (Planejamento), Canindé Barros (Trânsito e Transportes), Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos), Breno Galdino (Segurança com Cidadania), Marcelo Coelho (Agricultura, Pesca e Abastecimento), Olímpio Araújo (Desportos e Lazer), Francisco Gonçalves (presidente da Func), Raimundo Penha (presidente do Ipam), os adjuntos de Governo, Milton Calado, e de Comunicação, Viviane Leite; os diretores Ademar Bandeira (do Socorrão I e II) e Raimundo Luiz (do Centro de Saúde Carlos Macieira); e os vereadores Manoel Rego (PTdoB), Marquinhos (PRB) e Rômulo Franco (PRB).

SAÚDE MENTAL - Com a reativação das atividades, o Carlos Macieira vai sediar provisoriamente os atendimentos do Centro de Saúde Farina, localizado no Filipinho, que será reformado a partir deste mês. Na próxima semana, toda a estrutura de assistência do Farina estará funcionando no Carlos Macieira, como consultórios de psiquiatria, psicologia, atividades terapêuticas e dispensação de medicamentos.

O Centro de Saúde Farina integra a Rede de Atenção Psicossocial de São Luís e oferece tratamento a pessoas com histórico de sofrimento em decorrência de transtorno mentais, contabilizando atualmente 20 mil pacientes adultos e 5 mil crianças e adolescentes.

REESTRUTURAÇÃO
O processo de reformas das unidades de saúde segue a determinação do prefeito Edivaldo para a reestruturação do atendimento na rede municipal. Mais de dez unidades estão recebendo os serviços para melhoria da infraestrutura predial e a exemplo do Centro de Saúde Carlos Macieira outras já tiveram as obras concluídas como o Hospital da Mulher e a Unidade Mista do Coroadinho.

O processo de reforma das unidades está previsto no Programa Avança São Luís lançado pelo prefeito em setembro do ano passado e contempla os hospitais municipais Djalma Marques (Socorrão I), Clementino Moura (Socorrão II) e Odorico Amaral de Matos (Hospital da Criança), que formam a rede de urgência e emergência da capital.

0 comentários :

Design de NewWpThemes