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11 de ago. de 2014

No Dia do Estudante, comemorado nesta segunda-feira (11), o candidato a governador da Coligação Todos Pelo Maranhão, Flávio Dino, defende a melhoria da estrutura física das unidades de ensino do Estado como forma de estimular a presença de alunos em sala de aula. A experiência de Flávio Dino como professor há mais de 20 anos contribui com esse diagnóstico sobre a educação maranhense e reforça o compromisso que tem com alunos e professores.

“Está no nosso Programa de Governo cuidar dos prédios. Prédios significam respeito aos alunos, professores e funcionários. No meu governo, as escolas deixarão de ser depósito de gente. Escola tem que ter dignidade, tem que ter conforto, tem que ser arejada, tem que ser iluminada, para garantir que as pessoas se sintam acolhidas como se estivessem em casa”, diz Flávio Dino ao apontar ações simples, porém essenciais, para estimular a permanência de alunos em sala de aula.

Essa preocupação de Flávio Dino com a educação tem por base também os indicadores da área. A escolaridade média dos maranhenses é de apenas cinco anos, ou seja, abaixo do ensino fundamental.

“Nem o ensino fundamental o Maranhão está conseguindo garantir à nossa população. Quando olhamos a realidade do ensino médio, que faz parte da educação básica, apenas um a cada cinco jovens de 19 anos concluiu o ensino médio”, afirma Flávio Dino.

Para ele, a falta de incentivo à educação explica a situação do Estado no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), onde oscila entre o penúltimo e o último lugar.

Propostas

Uma das formas para reverter esse quadro é colocando o Estado a serviço das prefeituras e municípios. Funcionaria como no Estado do Ceará, onde foi formada uma espécie de mutirão da assistência técnica para as redes municipais de ensino. Outra proposta de Flávio é associar o ensino médio à educação profissionalizante.

Além desses compromissos, Flávio Dino propõe também a criação de universidades estaduais regionalizadas, com orçamento e autonomia para dar velocidade às decisões administrativas, aproximar as instituições das comunidades e ampliar o número de vagas públicas e gratuitas.

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