'

10 de abr. de 2015

O estado do Maranhão terá ações integradas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com apoio do Ministério Público e da sociedade civil no combate aos crimes violentos letais intencionais (CVLI), combate à corrupção e tráfico de drogas. A força conjunta dos diversos poderes foi definida, na manhã desta quinta-feira (9), durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), presidida pelo governador Flávio Dino, no Palácio dos Leões.

O GGI é regido por portaria emitida pelo Ministério da Justiça e tem o objetivo de promover a paz e articular ações de combate à violência e prevenção ao crime. Durante a reunião, o governador Flávio Dino destacou a importância de combater os três tipos de crimes (combate a violência, corrupção e tráfico), que são a principal base da criminalidade no estado.

Ele destacou a maior eficiência a partir das ações entre os três poderes, com apoio da sociedade civil e do Ministério Público. “Estamos aqui em uma instância deliberativa. Vamos transformar dados em ações para dar soluções para os problemas de segurança no Maranhão”, declarou o governador, ao comentar os dados apresentados na reunião.

O desembargador Raimundo Barros apresentou dados do judiciário maranhense sobre os julgamentos no estado e declarou que a instituição está à disposição para o combate a impunidade. “Todos os poderes aqui representados estão trazendo informações concretas sobre a realidade da segurança no estado, pra que possamos qualificar esses dados e traçar ações para reduzir os índices de violência no Maranhão. As ações integradas agregam mais agilidade a esse processo”, afirmou.

Em relação ao combate às drogas, foi realizada uma explanação por integrantes da Comunidade Terapêutica do Maranhão, que presta assistência a usuários de drogas que tentam abandonar o vício. A discussão foi enriquecida pelo depoimento de um ex-usuário de crack, que há dois anos abandonou o vício, a partir do apoio da Comunidade Terapêutica do Maranhão.

O problema se alastrou pelo Maranhão ao longo dos últimos anos, principalmente entre a população jovem, com idade entre 18 e 30 anos. Proporcionalmente ao aumento do número de usuários, aumenta também os números da violência.

O secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada, Nilvan Vieira da Silva ressaltou o planejamento das ações. “Vamos trabalhar no combate às drogas e as apresentações deixaram claro que o combate de prevenção é muito eficiente para a redução do tráfico e da violência proveniente dessa prática. A mensagem de ordem agora é planejar para executar”, disse.

Outra questão levantada na reunião foi o sistema penitenciário do Maranhão, que já nos primeiros meses da atual gestão apresenta resultados positivos. “Apresentamos hoje os números desta gestão que comprovam que a administração penitenciária no Maranhão está tendo avanços, principalmente graças às ações integradas. Vamos continuar trabalhando para melhorar esses indicadores”, frisou o secretário de Administração Penitenciária, Murilo Andrade.

O inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Noberto, destacou que discutir ações de segurança integrando todas as esferas de poder vai trazer muitos benefícios para a população maranhense. “A integração de todos os poderes em prol da segurança é o caminho certo. Quem sai ganhando com esse trabalho integrado é a sociedade”, declarou.

0 comentários :

Design de NewWpThemes